A palavra patrimônio denota conjunto de bens. Toda empresa ao longo de sua jornada adquire bens que são importantes para que ela opere. Computadores, máquinas, mobiliário, veículos e imóveis são alguns exemplos dos constituintes do patrimônio empresarial.

Cada bem adquirido exigiu um investimento diferente. Alguns foram de baixo custo e muito acessíveis, já outros tiveram alto custo e exigiram que a empresa direcionasse muitos esforços para adquiri-lo e sem dúvidas, perdê-los por qualquer motivo será um grande prejuízo para os negócios. Para prevenir problemas e conferir tranquilidade e proteção ao patrimônio, o investimento em um seguro é a melhor opção.

Entenda porque vale a pena investir em seguro patrimonial.

O que é o seguro patrimonial da empresa?

O seguro patrimonial para empresas é aquele que protege o patrimônio de uma pessoa jurídica. O valor do objeto que será assegurado é determinado em contrato, sendo que esse tipo de seguro oferece cobertura ao imóvel, pois protegem o prédio contemplando toda a estrutura e os anexos, além dos bens nele contidos como móveis, equipamentos e utensílios.

O que o seguro cobre?

O seguro patrimonial protege contra os principais danos que podem acometer a empresa. As coberturas podem ser contratadas de acordo com as necessidades da instituição. As principais são:

Incêndio: A assistência do seguro em casos de incêndios e explosões é muito bem-vinda. Em situações assim, a empresa pode chegar a perder tudo. A estrutura do prédio fica comprometida, os danos podem ser irreparáveis e tudo que está dentro do prédio pode ser perdido. Como incêndio são situações imprevisíveis é melhor que a empresa esteja protegida.

Queda de raio na área do imóvel segurado: pode parecer improvável, mas a chance de cair um raio no imóvel da empresa é bem grande. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), caem aproximadamente 100 milhões de raios por ano. Além disso, o INPE explica que há um agravante, pois, os raios que caem aqui são de carga positiva, o que geralmente são mais destrutivos e perigosos.

Assim, a cobertura para danos elétricos, devido à queda de raios é muito útil e necessária, principalmente em regiões de grande incidência de chuvas e tempestades. A queda de um raio pode danificar a rede elétrica do imóvel, iniciar explosões, incêndios, abalar a estrutura e comprometer aparelhos e maquinários da empresa.

Nesta categoria, o imóvel, equipamentos, sistemas e componentes eletrônicos estarão segurados.

Explosão: as explosões podem acometer um cômodo ou mesmo toda a estrutura do imóvel, assim como podem comprometer todos os bens que ele guarda. A cobertura do seguro patrimonial garante que a empresa não tenha prejuízos exorbitantes quando uma explosão acontecer.

Desastres naturais: Vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo, queda de aeronave ou quaisquer outros engenhos aéreos, impacto de veículo terrestres e fumaça. Esses fenômenos, dependendo da força com que acontecem, podem abalar toda a estrutura do imóvel ou mesmo destruí-lo. Desse modo, todos os bens que estavam dentro são comprometidos e perdidos.

Perda ou pagamento de aluguel: o seguro cobre o valor do aluguel caso haja alguma situação, prevista em contrato, que impeça a empresa de realizar este pagamento.

Roubo ou furto: O Brasil tem a 3ª maior taxa de roubos da América Latina e por mais que se invista em segurança, algo ainda pode acontecer. Em empresas pode acontecer o roubo de equipamentos, documentos, projetos e outros bens. Os prejuízos decorrentes de situações assim podem ser muito grandes, comprometendo seriamente as finanças da empresa. O seguro patrimonial garante que a empresa seja ressarcida caso tais situações indesejadas aconteçam.

Quais são os benefícios?

O seguro patrimonial garante a preservação do patrimônio da empresa caso ocorram imprevistos. Afinal, as instituições estão expostas a inúmeros riscos e perigos. Caso os riscos não sejam previstos, prevenidos, enfim, administrados com eficiência a empresa pode ter sérios prejuízos, tendo sua sustentabilidade e rentabilidades prejudicadas ou pode até mesmo chegar à falência. Portanto, como benefícios principais do seguro patrimonial temos:

• Evitar prejuízos decorrentes de situações inesperadas;

• Proteger os bens da empresa;

• Proteger o imóvel e a estrutura física da empresa;

• Assegurar que as finanças não sejam comprometidas por situações indesejadas;

• Manter a continuidade das atividades da empresa após acidentes e imprevistos.

Diante de todos os benefícios, o investimento em seguros se torna essencial. O custo é baixo comparado as vantagens e pode ser incluso facilmente no orçamento anual da empresa.

Conclusão

O seguro patrimonial protege sua empresa mantendo a continuidade do negócio em caso de imprevistos. Ele atende instituições que atuam no ramo comercial, industrial e/ou de serviços, adequando à necessidade de cada negócio. De pequeno, médio ou grande porte qualquer corporação pode ter essa proteção.

Afinal, todo o patrimônio empresarial possui grande valor. Por isso, ele deve ser bem administrado, cuidado e protegido. Podemos considerar que uma boa administração empresarial contempla todas as medidas capazes de assegurar que os interesses, estruturas e ferramentas vitais de uma empresa sejam protegidos. O seguro patrimonial é o melhor meio de garantir que isso aconteça.

Então, que tal fazer o seguro patrimonial da sua empresa agora mesmo? Converse com a Alter Seguros e Benefícios. Encontraremos a melhor opção para a sua empresa.

Seguro Patrimonial

Solicite um Orçamento

Seguro Patrimonial

Veja mais outros tipos de Seguros

Seguro Patrimonial